07/04/2020 às 18:07

A fotografia é o seu legado

1071
3min de leitura

Quando foi a última vez que você revelou uma foto? 

Quantas fotografias você já tirou e deixou se perderem no tempo porque não revelou ou esqueceu de fazer backup? Fotografias que se perderam no celular antigo ou que estão naquele pendrive que sumiu. A foto impressa é um tesouro que, com o tempo, só se torna mais valioso. ⠀ 

É por isso que escrevi esse texto: pra te incentivar a ter impressas as suas fotografias. Aqui vão 5 motivos para você revelar as suas fotos: 

1: Não dependa da tecnologia;

De um dia para o outro, surge uma nova forma de armazenamento e nem sempre é possível acompanhar. Não dependa de apenas um dispositivo para guardar os seus arquivos. Algo que sempre digo pra minhas clientes é "salve as fotos em mais de um local e, se possível, na nuvem". 

2: Ative memórias de acontecimentos importantes e também os cotidianos; 

Já parou pra pensar em quantas memórias suas foram criadas a partir de fotografias e vídeos? Quanto mais vemos uma imagem, mais gravamos aquele momento e as sensações provocadas/sentidas naquele dia. A fotografia tem esse poder de estimular a nossa memória.

Aqui vai uma dica: Deixe porta-retratos nas mesas de cabeceira com fotos de momentos felizes ou conquistas. Essa será a última coisa que você verá antes de dormir e a primeira ao acordar.

3: Reforce vínculos com familiares que moram longe; 

Espalhe pela casa fotos com os avós, tios ou amigos queridos que moram em outras cidades.  Essa é uma maneira carinhosa de manter quem amamos por perto e fortalecer laços. 

4: Reúna a família para reviver momentos especiais

Esse é um dos motivos que mais amo, porque reúne o melhor de tudo. Ao ativar a memória tátil e visual juntas, você força o cérebro a criar recordações ainda mais sólidas. 

Ao parar para olhar um álbum de fotos você, de fato, tira aquele tempo para reviver momentos que foram importantes pra toda a família. É diferente de olhar as fotos por uma tela, onde há distrações com notificações, mensagens de trabalho, etc... Somar isso ao fato de estar reunido com a família traz ainda o fator social: vocês estão juntos, conversando e interagindo. É realmente um momento especial.

5: Suas fotografias serão o seu legado e te ajudarão a contar quem você é (mesmo quando já não estiver mais aqui).

Já se perguntou como a sua história poderá ser contada para as futuras gerações? Para os seus netos, por exemplo? Como mostrar como eram as coisas hoje? Como contar para um neto quem era o avô que ele nunca conheceu? Com a fotografia tudo isso fica mais fácil.

Cada imagem conta um relato: Pode ser de uma conquista, um registro cotidiano ou um momento especial... O importante é que, Juntas, essa coletânea conta a história da sua vida.

Sempre digo e repito: a fotografia é a melhor máquina do tempo que homem já criou.

Pra finalizar, quero compartilhar com você uma imagem que me tocou muito. No ano passado, fui num workshop de fotografia da Rochelle Vaz e uma das convidadas dela era a Michelle Holdschimidt, criadora da Chlòe Studio. Na apresentação dela, um dos slides mostrava uma foto do fotógrafo Michael Howard com a seguinte frase: Qual dessas tecnologias seus filhos terão fácil acesso daqui 20 ou 30 anos?

Procurei essa imagem em alta, mas não encontrei e como a própria composição já estava "desatualizada", resolvi fazer a minha versão pra te fazer a mesma pergunta:

Não deixe suas fotografias apenas no computador, tenha um backup na nuvem e não confie só no pendrive. Revele! Cultive esse hábito e permita que seus filhos e netos tenham vivas essas recordações por meio da fotografia. ⠀Faça parte também do movimento: #revelesuasfotos ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

07 Abr 2020

A fotografia é o seu legado

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL